

SOLICITE UMA VISITA, A SOLARSELF VAI ATÉ VOCÊ!
FALE COM UM CONSULTORVANTAGENS DA ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA
Não há dúvidas de que o Brasil possui um grande potencial para a geração de energia solar fotovoltaica. Países líderes no uso de energia solar como a Alemanha não dispõe, em suas regiões mais ensolaradas, da radiação solar disponível na região Brasileira menos ensolarada.
A opção pela própria geração de energia solar tem crescido em todo território nacional, destacando-se o setor residencial, entretanto, a matriz energética fotovoltaica ainda representa apenas 1% da matriz nacional, conforme Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL.
Faça parte dessa revolução. Que tal gerar sua própria energia, ser independente e não ter que se preocupar mais com os aumentos na conta de luz?
INSTALAÇÃO SIMPLES E RÁPIDA
POTENCIAL PARA EXPANSÃO
PAINÉIS E INVERSORES A PRONTA ENTREGA
AMBIENTALMENTE CORRETO
ENERGIA INFINITA DO SOL
PROJETO E HOMOLOGAÇÃO PELA SOLARSELF
COMO FUNCIONA?
FUNCIONAMENTO
O funcionamento da usina solar fotovoltaica é muito similar ao sistema de aquecimento de água. Fazendo uma analogia da corrente elétrica com a água, os coletores solares captam a energia térmica (calor) do Sol para aquecer a água, os painéis fotovoltaicos captam a energia radiante do Sol e a transforma diretamente em energia elétrica. A diferença principal é que o "boiler" serve para armazenar a água quente para ser utilizada quando necessário. No caso da energia elétrica temos uma "bateria virtual" que é o sistema de compensação, que gera créditos de energia.
COMPENSAÇÃO
O sistema de compensação funciona da seguinte maneira: Quando a geração de energia for superior ao consumo, em um dado mês, o que sobrar ficará guardado em forma de "crédito de energia" para uso futuro. Durante o dia, quando o sistema estiver gerando energia, seria como se o relógio girasse ao contrário. Assim, você só vai pagar a diferença entre a energia consumida e gerada. Caso sobre energia, a CEMIG concede créditos que poderão ser utilizados em até 60 meses.
INSTALAÇÃO
A instalação dos painéis não requer obras, pois são fixados no telhado utilizando trilhos e suportes em alumínio e o Inversor de frequência é instalado na sua casa em local de sua escolha, desde que seja de fácil acesso e protegido do sol e da chuva, podendo ser colocado num quarto de serviço, garagem ou numa área coberta.
REGULAMENTAÇÃO
A regulamentação permite transferir o excedente de energia que foi gerado de uma localidade para outra. Por exemplo, caso a sua usina fotovoltaica seja instalada no seu sítio ou casa em condomínio, é possível também consumir esta energia em um outro endereço como um apartamento ou comercio em qualquer lugar de Minas Gerais, desde que seja do mesmo CPF / CNPJ do titular da usina.
RESULTADOS
Após a instalação da usina fotovoltaica, a fatura de energia passa a cobrar apenas o custo de disponibilidade e taxa de iluminação pública, girando em torno de R$50,00 por fatura caso seja bifásica (o valor pago depende do tipo de instalação, se é monofásico, bifásico ou trifásico). Para quem costuma pagar uma conta de R$300,00 a redução chega a 80%. Isso só acontecerá se sobrar energia, se faltar, você será cobrado apenas a quantidade exata que consumiu, mais os custos de disponibilidade e taxa de iluminação pública.
PERGUNTAS FREQUENTES
Como funciona o sistema fotovoltaico?
O sistema fotovoltaico funciona convertendo a energia do sol diretamente em energia elétrica. Módulos fotovoltaicos são instalados no telhado que capturam os raios solares e transformam em eletricidade (corrente contínua), como se fosse uma pilha (bateria) solar. Um inversor transforma a corrente contínua em corrente alternada, que é para possibilitar enviar e energia gerada pela rede da concessionária de energia (CEMIG por exemplo). Após a instalação do sistema, o medidor da CEMIG será trocado por um do tipo digital, que fará o balanço de quanto de energia foi consumido e de quanto de energia que foi gerado. Os créditos que foram gerados podem ser utilizados em até 60 meses.
Depois de instalar eu paro de pagar conta de luz?
Não, existe um custo de disponibilidade e a taxa de iluminação pública que deverá ser pago todo mês. A fatura de energia continua sendo enviado para o domicilio normalmente. Nela poderá ser acompanhado o consumo e a geração de energia e inclusive a quantidade de créditos acumuladas.
Precisa fazer obra (quebradeira) na minha casa para instalar?
Não, os módulos fotovoltaicos são instalados no telhado por suportes em alumínio, fixados por parafusos. A passagem dos cabos é feita por canaletas ou eletrodutos. Caso não seja possível, utilizaremos eletrodutos externos.
Quanto tempo demora para instalar o sistema?
Depende do tamanho do sistema. Se for um sistema pequeno, de até 3.000W, a instalação é feita de 3 a 4 dias. Se for um sistema de 4kW a 6kW, a instalação poderá ser de até 5 dias. Depende muito das dificuldades de cada telhado, se haverá necessidade de içamento de painéis etc.
Precisa de manutenção constante?
A chuva normalmente limpa os painéis, mas quando o inverno chega as chuvas cessam. Nesse caso é interessante realizar uma limpeza nas placas para retirar a poeira que ficou acumulada por uns 2 ou 3 meses, uma vez que os períodos secos em Minas Gerais fica até 5 meses sem chover um único dia. A lavagem dos painéis são mais eficientes para remoção de sujeira, sendo necessário limpeza a cada 6 meses das placas. Caso as placas não sejam limpas, a geração de energia será cada vez menor devido ao acumulo de sujeira. A SolarSelf utiliza produtos e equipamentos especiais para não danificar os módulos fotovoltaicos. Entre em contato que realizaremos a limpeza com eficiência e segurança.
Quanto custa para instalar o sistema?
Entre em contato que realizaremos um orçamento sem compromisso.
Precisa de autorização da CEMIG para colocar na minha casa?
Sim. O sistema deve ser homologado pela CEMIG. Esse processo já está incluso nos serviços prestados pela SolarSelf. Entregamos o sistema gerando energia e não dor de cabeça.
Se aumentar meu consumo em casa, posso ampliar a capacidade do sistema?
Sim, o sistema é todo modular. Se você já possuir um sistema instalado que esteja sem folga no inversor, podemos instalar outro inversor e mais placas no telhado para compensar o consumo adicional.
Em dia de chuva ou nublado o sistema funciona?
Funciona gerando em torno de 1/4 da capacidade normal. É no sol pleno que o sistema vai ter o melhor rendimento!
O sistema é barulhento?
Não. O sistema não faz barulho algum. Alguns inversores muito potentes possuem ventoinhas para realizar o resfriamento quando a geração de energia está no seu pico máximo, mas o ruído é equivalente ao de um computador normal.